MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE


Relato de experiência

Para um indivíduo tornar-se uma pessoa que se preocupe com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável é fundamental que ele inicie sua atividade e desenvolva o sentimento de viver de forma sustentável desde de criança. A escola é um ambiente que está propicio a introduzir esses pensamentos no indivíduo, desde educação ambiental, á atividades que possa mostrar aos indivíduos que pequenas ações faz a diferença no quesito sustentabilidade.  
Com objetivo de demostrar a importância da introdução desse conceito de sustentabilidade nas crianças, adolescentes e jovens para a formação de futuro cidadãos, que esteja atento as transformações ambientais e ao desenvolvimento sustentável, que relatarei experiência vivenciada enquanto aluno da Escola Municipal XXX, localizada na cidade XXX, que oferta o ensino fundamental e médio.
À escola tem o programa de coleta seletiva, com o intuito da separação do lixo. As lixeiras eram separadas por cores e cada uma correspondia a um tipo especifico de lixo. As de cor vermelha só poderia jogar plástico, as de cor azul papel, as de cor amarela metais, as de cor marrom apenas matérias orgânicos que poderia ser usados em compostagem é posteriormente utilizado como esterco em horta orgânica. O lixo era recolhido pela prefeitura, e destinado à reciclagem.
Os professores sempre salientavam o quão era importante aquele pequeno trabalho da coleta seletiva e que estávamos ajudando o meio ambiente, retirando os lixos que seriam depositados em um aterro sanitário poluindo e degradando a área onde o mesmo estava localizado, e que a reciclagem, é muito importante para sustentabilidade, pois ela diminui a busca por matérias primas e custo de produção e conseguintemente ameniza a destruição do meio ambiente em busca de recursos naturais.
Passar por esse processo nessa fase da vida é de extrema valia para formação do sujeito, que tenha o pensamento de que é possível viver com sustentabilidade e que alguns materiais que seriam descartado em aterros sanitários podem ser reaproveitados, contribuindo com o meio ambiente. Esse trabalho de coleta seletiva aproxima o indivíduo enquanto criança há práticas sustentáveis que contribuirá para a formação de futuro cidadãos que se preocupa com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.

Considerações finais.
É possível desenvolver-se com sustentabilidade, basta, que as pessoas deixe a ganancia e a busca de lucro a qualquer custo; é se preocupe com os danos que causam ao meio ambiente.
As pessoas devem ter consciência que pequenas ações em um coletivo traz grandes resultado. (C.L.S)





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