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Relato de experiência
Para um indivíduo tornar-se uma pessoa que se
preocupe com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável é fundamental
que ele inicie sua atividade e desenvolva o sentimento de viver de forma
sustentável desde de criança. A escola é um ambiente que está propicio a
introduzir esses pensamentos no indivíduo, desde educação ambiental, á
atividades que possa mostrar aos indivíduos que pequenas ações faz a diferença no
quesito sustentabilidade.
Com objetivo de demostrar a importância da
introdução desse conceito de sustentabilidade nas crianças, adolescentes e
jovens para a formação de futuro cidadãos, que esteja atento as transformações
ambientais e ao desenvolvimento sustentável, que relatarei experiência
vivenciada enquanto aluno da Escola Municipal XXX, localizada na
cidade XXX, que oferta o ensino fundamental e médio.
À escola tem o programa de coleta seletiva,
com o intuito da separação do lixo. As lixeiras eram separadas por cores e cada
uma correspondia a um tipo especifico de lixo. As de cor vermelha só poderia
jogar plástico, as de cor azul papel, as de cor amarela metais, as de cor
marrom apenas matérias orgânicos que poderia ser usados em compostagem é
posteriormente utilizado como esterco em horta orgânica. O lixo era recolhido
pela prefeitura, e destinado à reciclagem.
Os professores sempre salientavam o quão era
importante aquele pequeno trabalho da coleta seletiva e que estávamos ajudando
o meio ambiente, retirando os lixos que seriam depositados em um aterro
sanitário poluindo e degradando a área onde o mesmo estava localizado, e que a
reciclagem, é muito importante para sustentabilidade, pois ela diminui a busca
por matérias primas e custo de produção e conseguintemente ameniza a destruição
do meio ambiente em busca de recursos naturais.
Passar por esse processo nessa fase da vida é
de extrema valia para formação do sujeito, que tenha o pensamento de que é possível
viver com sustentabilidade e que alguns materiais que seriam descartado em
aterros sanitários podem ser reaproveitados, contribuindo com o meio ambiente. Esse
trabalho de coleta seletiva aproxima o indivíduo enquanto criança há práticas
sustentáveis que contribuirá para a formação de futuro cidadãos que se preocupa
com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.
Considerações
finais.
É possível desenvolver-se com sustentabilidade, basta,
que as pessoas deixe a ganancia e a busca de lucro a qualquer custo; é se preocupe
com os danos que causam ao meio ambiente.
As pessoas devem ter consciência que pequenas ações
em um coletivo traz grandes resultado. (C.L.S)
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