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Nesse trabalho dou ênfase as teorias de Vigotski, que foi
um grande pesquisador e teve papel importante na implementação das mudanças que
aconteceram na área da educação á partir dos anos 30 do século XX. As pesquisas
realizadas por ele foram fundamentais para formar uma visão diferenciada e
completa sobre o desenvolvimento humano e
mudar a forma de olhar, sobre a
criança, sobretudo quanto aos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Lev Semenovich Vigotski nasceu
em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas
37 anos vitima de tuberculose. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas
Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Vigotski iniciou suas
teorias no final da revolução
russa quando o país se tornou socialista criando
assim um pensamento
marxista, pois segundo
Marx: “tudo é
histórico, fruto de um processo e, que são as mudanças históricas na
sociedade e na vida material que
modificam a natureza humana em sua
consciência e comportamento”. Dessa forma as funções psicológicas têm
sua origem nas relações do sujeito e o contexto social e cultural que esta
inserido .
Vigotski deixou uma grande contribuição para nossa
educação, ele defendia a tese que o desenvolvimento e a aprendizagem andavam juntas
que uma ocorria através da outra, que não havia um contexto pré-definido, ela
poderia ocorrer na escola ou fora da escola pela vivência e que deve valorizar os diferentes tipos de
conhecimentos. Articular a educação
adquirida na escola e a adquirida fora dela. Na sua perspectiva o
educador é um mediador, um intermediário entre aluno e o conhecimento.
Para Vigotski a aprendizagem é um processo contínuo e a
educação contribui de forma qualitativa ao nível de aprendizagem, por isso é
importante a valorização das relações sócias.
Ele desenvolveu a teoria da zona de desenvolvimento potencial ou proximal, esse é um período
que a criança necessita de um apoio até
que possa desenvolver certas atividades sozinha .Como defini o autor (Vigotski 1998,p.112).
[...] a distância entre o
nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução
independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado
através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração
com companheiro mais caspazes. (Vigotski 1998,p.112).
Para o autor o nível de desenvolvimento real é
o que a criança já aprendeu sem interferência de uma pessoa adulta ou de uma
criança mais experiente. “Zona de desenvolvimento proximal” faz referencia aos processos
mentais que a criança está desenvolvendo, essa zona está em constante
transformação, é aquilo que a criança
consegue fazer com ajuda de um adulto ou pessoas mais experientes.
Seus estudos sobre o desenvolvimento da
pessoa deficiente, em sua
obra “Fundamentos de Defectologia”,
contribuem de forma ímpar para
a produção de
novos significados para o processo de inclusão, atualmente tão debatido
e criticado.
Considerações finais
Por mais que as teorias
Vigotskiana tenha um grande valor para o desenvolvimento humano ela ainda não é
aplicada. Na maioria das vezes a prática
escolar fica isolada das atividades extraescolares, as que os alunos vive no dia a dia ,fica
focado apenas nos conteúdos dos livros
que não tem um contexto histórico com o aluno. A teoria de Vigostski busca o que os homens tem de melhor a
criatividade, a autonomia, um sujeito ativo e não um objeto que tem que ser
moldado.
O termo educação é usado de forma equivocada, para haver
educação ela tem que ser
transformadora promovendo o respeito e a
compreensão das diferenças . (C.L.S)
REFERÊNCIAS
Livro base
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA
DEFECTOLOGIA SOVIÉTICA, DISPONIVEL EM http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2156/nettoberenchtein
CONTRIBUIÇÕES DE
VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO , DISPONIVEL EM
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