CONTRIBUIÇOES DAS TEORIAS DE VIGOTSKI PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO.


Nesse trabalho dou ênfase as teorias de Vigotski, que foi um grande pesquisador e teve papel importante na implementação das mudanças que aconteceram na área da educação á partir dos anos 30 do século XX. As pesquisas realizadas por ele foram fundamentais para formar uma visão diferenciada e completa sobre o desenvolvimento humano e  mudar a forma de olhar,  sobre a criança, sobretudo quanto aos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Lev Semenovich Vigotski nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 37 anos vitima de tuberculose. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Vigotski  iniciou suas  teorias no final da revolução  russa  quando   o país se tornou socialista  criando  assim  um  pensamento  marxista,  pois  segundo  Marx:  “tudo  é  histórico, fruto de um processo e, que são as mudanças históricas na sociedade e na  vida material que modificam a natureza  humana  em sua  consciência e comportamento”. Dessa forma as funções psicológicas têm sua origem nas relações do sujeito e o contexto social e cultural que esta inserido .
Vigotski deixou uma grande contribuição para nossa educação, ele defendia a tese que o desenvolvimento e a aprendizagem andavam juntas que uma ocorria através da outra, que não havia um contexto pré-definido, ela poderia ocorrer na escola ou fora da escola pela vivência  e que deve valorizar os diferentes tipos de conhecimentos. Articular a educação  adquirida na escola e a adquirida fora dela. Na sua perspectiva o educador é um mediador, um intermediário entre aluno e o conhecimento.
Para Vigotski a aprendizagem é um processo contínuo e a educação contribui de forma qualitativa ao nível de aprendizagem, por isso é importante a valorização das relações sócias.
Ele desenvolveu a teoria da zona de desenvolvimento potencial ou proximal, esse é um período que a criança necessita de um apoio até  que possa desenvolver certas atividades sozinha .Como defini o autor (Vigotski 1998,p.112).
[...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiro mais caspazes. (Vigotski 1998,p.112).
Para o autor o nível de desenvolvimento real é o que a criança já aprendeu sem interferência de uma pessoa adulta ou de uma criança mais experiente.Zona de desenvolvimento proximal” faz referencia aos processos mentais que a criança está desenvolvendo, essa zona está em constante transformação, é aquilo que a criança  consegue fazer com ajuda de um adulto ou pessoas mais experientes.
Seus estudos sobre o desenvolvimento da pessoa deficiente,  em   sua    obra “Fundamentos de Defectologia”,  contribuem de  forma  ímpar para  a  produção   de   novos significados para o processo de inclusão, atualmente tão debatido e criticado.

Considerações finais
Por mais que as  teorias Vigotskiana tenha um grande valor para o desenvolvimento humano ela ainda não é  aplicada. Na maioria das vezes a prática escolar fica  isolada das atividades  extraescolares,  as que os alunos vive no dia a dia ,fica focado apenas nos conteúdos  dos livros que não tem um contexto histórico com o aluno. A teoria de Vigostski  busca o que os homens tem de melhor a criatividade, a autonomia, um sujeito ativo e não um objeto que tem que ser moldado.
O termo educação é usado de forma equivocada, para haver educação  ela tem que ser transformadora  promovendo o respeito e a compreensão das diferenças . (C.L.S)



REFERÊNCIAS
Livro base
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA DEFECTOLOGIA SOVIÉTICA, DISPONIVEL EM http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2156/nettoberenchtein
CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO , DISPONIVEL EM



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